A busca de certidões na Itália é, sem dúvidas, a parte mais trabalhosa e difícil do processo de reconhecimento da cidadania italiana, mas que pode ser superada com o uso das informações familiares e sobretudo com a perseverança. A grande dificuldade não é em obter o documento italiano mas sim em conseguir os dados precisos do antepassado.
Com os dados exatos e corretos é possível solicitar através de carta ou e-mail a certidão italiana ao comune de nascimento do imigrante italiano ou mesmo à paróquia da cidade onde ele nasceu. Vale ressaltar que até o ano de 1871 os registros civis não eram obrigatórios na Itália e que se o nascimento do antepassado tiver ocorrido antes deste ano a possibilidade maior é que o documento esteja em alguma paróquia.
Busca de documentos na Itália
Estes documentos não estão disponíveis junto aos consulados italianos ou mesmo a Embaixada da Itália, não precisa nem mesmo tentar que eles não irão lhe responder, nenhuma representação diplomática da Itália (Consulado ou Embaixada) irá fornecer quaisquer informações sobre o seu antepassado.
Os documentos que você precisa se encontram no local de nascimento, para encontrar estas informações você pode utilizar sites italianos de pesquisa, por exemplo dos arquivos das províncias e dos comunes italianos, contudo, a melhor opção tende a ser a verificação dos dados que constam das certidões brasileiras (óbito e casamento, se for o caso).
Para iniciar sua busca, aconselhamos os seguintes sites:
- Family Search: O Family Search é é uma organização da história da família sem fins lucrativos dedicada a unir as famílias por gerações. Eles detém um número muito grande de registros. Vale a pena tentar!
- Museu da Imigração do Estado de São Paulo: Este museu tem a curadoria do governo estadual de São Paulo e possui muitos documentos de imigrantes que desembarcaram no Brasil pelo Porto de Santos ou se hospedaram da antiga hospedaria do imigrante antes de partirem para seus destinos.
- Arquivo Nacional: O Arquivo Nacional é mantido pela União e reúne em seu acervo diversos fundos relativos a entrada e permanência de estrangeiros, especialmente os que desembarcaram no Porto do Rio de Janeiro.
Dê maior atenção a dois documentos em particular:
Certidão de óbito e eventual casamento do italiano no Brasil e Certidão de Nascimento do filho do italiano no Brasil
Nestes documentos, é possível que seja descrita em maiores detalhes a origem do italiano, seja porque os dados do óbito deveriam ser completos, seja pelo fato do casamento requerer a apresentação de documentos preparatórios ou ainda pelo fato do italiano ser o potencial declarante do nascimento do filho.
Além disso na certidão de nascimento do filho do italiano consta o nome dos avós da criança, ou seja, dos pais do antepassado italiano, esta informação será de extrema ajuda para filtrar a busca de certidões na Itália.
Cuidado extra na obtenção do registro religioso
Outro ponto importante é que se você for obtiver os registros religiosos o documento precisa passar pela Cúria responsável pela Paroquia que emitiu o documento, ou seja, apenas a assinatura do padre não supre os requisitos para validade da certidão de batismo.