A Suprema Corte de Cassação da Itália determinou que estrangeiros que não residem no país…
O que é a mancata rinuncia ou não renúncia?
A não renúncia, também conhecida como non rinuncia ou mancata rinuncia, é um dos documentos e etapas no processo de reconhecimento da cidadania italiana.
Ela consiste, em resumo, em uma consulta do comune no qual o reconhecimento da cidadania italiana está sendo tratado ao consulado italiano de onde os documentos apresentados foram emitidos.
Essa consulta é feita para saber se algum dos descendentes que ligam o italiano que emigrou ao Brasil até o requerente não renunciou à sua cidadania italiana, daí o nome de não renúncia.
A mancata rinuncia é solicitada pelo comune a cada consulado responsável pelo estado onde as certidões foram emitidas.
Então, por exemplo, se o requerente possui certidões emitidas nos estados de São Paulo e de Minas Gerais, o comune irá solicitar a não renúncia aos consulados da Itália em São Paulo e também em Belo Horizonte.
Caso houvesse certidões emitidas também no Rio Grande do Sul, seria solicitada a não renúncia também para o Consulado da Itália em Porto Alegre, e assim sucessivamente.
Veja como o documento se parece:
A não renúncia e a CNN
A não renúncia é diferente da certidão negativa de naturalização, também conhecida como CNN.
Vale lembrar que a CNN diz respeito apenas ao italiano que emigrou ao Brasil e se presta a verificar se ele se naturalizou ou não e, em caso positivo, quando.
Já a não renúncia tem como foco o principal os descendentes do italiano, não à toa que os pedidos são feitos aos consulados italianos justamente nos estados onde os documentos brasileiros foram emitidos.
Voltamos a destacar, a mancata rinuncia se presta a verificar se algum dos descendentes do italiano renunciou à cidadania italiana.
Lembre que você, descendente do italiano, em princípio já é italiano, sendo que o processo é de reconhecimento de cidadania italiana e não de aquisição, daí não ser correto usar os termos “pegar a cidadania”, “tirar a cidadania”, etc.
A não renúncia e o apostilamento
Há boatos, e eles devem ser sempre analisados com cautela, de que se um documento emitido em São Paulo, por exemplo, é apostilado em Pernambuco, haveria a necessidade de requerer essa mancata rinuncia para os consulados em São Paulo e Recife.
Isso não é correto, porque a não renúncia visa verificar a possibilidade de um dos descendentes do italiano abrir mão da cidadania italiana, ou seja, o apostilamento, que é apenas um procedimento de validação dos documentos, em nada influencia nisso.
Caso você não saiba o que é o apostilamento e queira maiores informações, veja do que se trata a apostila e o tratado de Haia.
Tempo médio de resposta da não renúncia por consulado
Cada consulado tem um prazo diferente para responder à solicitação dos comunes.
O prazo legal é de 90 dias, mas na média as solicitações são respondidas em até 30 dias.