Skip to content
carteira de motorista

Essa carteira de motorista não é válida: 500 euros de multa

Esse post é um alerta para quem está vindo para a Itália a passeio ou para reconhecer a sua cidadania italiana e não fez ou pretende fazer a PID. O texto abaixo relata a operação policial em maiores detalhes.

A polícia do Núcleo Radiomóvel de Luino, ontem à noite ao longo da SP 69, inspecionou um veículo comercial dirigido por um jovem motorista sul-americano sem a carteira de habilitação.

Quando solicitado a mostrar os documentos, o morador de Milão, de 28 anos, disse que tinha uma carteira de motorista obtida em seu país.

A ele foi explicado o fato, que, no entanto, sua carteira de motorista, se não for convertida em internacional, não pode ser considerada válida para dirigir na Itália.

Logo depois, chegou uma mulher de origem sul-americana e dona do veículo, que tentou explicar que estava convencida de que poderia usar o veículo mesmo com a carteira de motorista emitida no seu país de origem.

O fato é que, devido ao código da estrada, dirigir sem uma carta de condução internacional é equivalente a dirigir sem nunca ter conseguido uma carteira de motorista.

Para isso, o jovem tentou mostrar a documentação do registro para uma escola de condução, mostrando uma foto em seu celular, mas mesmo neste caso não foi suficiente para resolver o problema.

O infrator foi multado em mais de 5.000 euros por não possuir carteira de motorista, visto que o efeito de ter uma carteira de motorista não válida equivale a isso.carteira de motorista

Por sua vez, o proprietário do veículo foi multado por ter permitido dirigir um veículo sem carteira de motorista com uma multa de €300 e o veículo foi sujeito a detenção administrativa por 30 dias.

Fonte: Varese News

Back To Top