Skip to content

Mudança na Legalização no ERESP

A partir do dia 27 de abril de 2015, a legalização no ERESP, que nada mais é do que o escritório regional do Ministério das Relações Exteriores (MRE) em São Paulo, permitirá algo nunca antes ocorrido: a legalização presencial de documentos que serão utilizados no reconhecimento da cidadania italiana.

Portanto, a partir desta data, o ERESP legaliza documentos por duas formas:

  1. Presencialmente
  2. Por Via Postal

Leia atentamente as orientações abaixo para legalizar seu documento a partir dos dois métodos.

  • LEGALIZAÇÃO PRESENCIAL NO ERESP

Todo cidadão que desejar legalizar um documento no ERESP pode comparecer à sede do Escritório de segunda a sexta-feira, das 10h às 14h, na Rua da Consolação, nº 1212, em São Paulo, capital. 

Observações:

– São legalizados no mesmo momento um número máximo de 15 (quinze) documentos, sendo que quantidades superiores devem ser retiradas no dia útil seguinte.

– Vale recordar que o ERESP legaliza apenas documentos emitidos no Estado de São Paulo. Para legalizar documentos de outros estados e verificar os demais requisitos para a legalização, favor ler esse texto até o final.

O atendimento ocorre impreterivelmente até às 14h. Pessoas que chegarem ao Escritório depois deste horário não serão atendidas, sem exceção. Procure chegar cedo para garantir sua legalização e evitar filas, pois o atendimento é feito por ordem de chegada.

– Apenas será autorizada a entrada no ERESP de pessoas que estejam portando um documento de identidade com foto.

– É permitido que documentos sejam legalizados por terceiros, sem necessidade de procuração, desde que os documentos estejam aptos para a legalização.

– O serviço de legalização é gratuito.

  • LEGALIZAÇÃO NO ERESP POR VIA POSTAL

Quem não puder comparecer pessoalmente ao ERESP pode realizar a legalização por via postal. Para isso, você deve:

1. Preencher o formulário de legalização (obtenha clicando aqui);

2. Enviar seus documentos e o formulário preenchido pelos Correios, por meio de carta registrada, para o seguinte endereço:

Ministério das Relações Exteriores – Escritório de Representação em São Paulo (ERESP) – Setor de Legalização de Documentos

Rua da Consolação, nº 1212

CEP 01302-001    

São Paulo – SP

3. Incluir um outro envelope vazio, já preenchido e selado, para permitir a devolução dos documentos por carta registrada.

Fila para atendimento para legalização presencial no ERESP
Fila para atendimento para legalização presencial no ERESP
Back To Top